segunda-feira, 9 de dezembro de 2019

Temos fome, fome de Esperança - Sammis Reachers



Uma pintura do inglês George Frederic Watts, atualmente exibida na famosa Tate Galery de Londres, apresenta uma significativa alegoria: uma mulher com os olhos vendados, sentada sobre o globo terrestre, tendo em suas mãos um alaúde. Todas as cordas do instrumento musical estão arrebentadas, menos uma. A mulher aparenta estar atenta à música tirada desta única corda – essa corda é a Esperança.
Vivemos tempos sombrios. A desesperança, seja ela em utopias materialistas ou religiosas campeia, alimentada pelas brasas do ódio que insiste em bradar de sarjetas a tronos, passando por (quase) todas as tribunas. No Brasil, o espectro político hiperpolarizado, com as vozes da concórdia e do sapiente “caminho do meio” sufocadas, ou pior, acusadas de mascararem “isentões”, é ferramenta para as hostilidades das extremas direita e esquerda. O diagnóstico é triste e a pílula, difícil de engolir: nossa sociedade está doente. Doente da alma, ferida em seu humanismo no que ele tem de mais nobre e fraternal; doente de suas fés religiosas, com o uso distorcido de suas mensagens de paz para fins eleitoreiros, interesseiros e intolerantes. Nossa situação calamitosa de desigualdade social, que volta a crescer com o neoliberalismo covarde (perdoe a redundância, amigo leitor) do milionário (sintomático, hum?) Paulo Guedes, trabalha furiosamente para dinamitar as esperanças que nos restam e resistem.
O que vemos por aí é maniqueísmo que se chama: a crença de que o bem puro e o mal puro se digladiam. Mas quem é o mal? O mal é o próximo, o outro, nunca eu. Nunca você. O mal é o coxinha que quer proibir os livros de Marx na escola. Ou o vermelho que quer dinamitar igrejas. Fácil, não? Mas somos humanos, e pelo entendimento bíblico, seres transidos de fios de mal e bem, acertos e erros – sim, a Bíblia e a maioria das grandes religiões mundiais nos referem como seres em processo, cuja jornada é a própria formação. Livres em nossas circunstâncias, que nos limitam em parte e em parte condicionam, mas são impotentes para aniquilar o que temos de divino. E esse toque “divino”, fino fio que nos mantém de pé, frágil filamento que nos une uns aos outros, que conduz (para nós, através de nós e a partir de nós) uma certa pulsante corrente elétrica, é a Esperança.
É preciso esperançar. Acreditar contra nossas diferenças, resistir contra os flagelos e os flageladores, os verdugos à serviço da exclusão e do maniqueísmo. Suas agendas não são as nossas; sua estreiteza não no diz respeito. Martin Luther King, o grande pastor e líder civil da mais singular expressão, assevera: “Devemos aceitar a decepção finita, mas nunca perder a esperança infinita”. E conclui: “Se eu ajudar uma pessoa a ter esperança, não terei vivido em vão”.
Aquela única corda da alegoria de Watts, citada no início deste texto, fio solitário, é na verdade uma ponte. Sim, é uma ponte a Esperança, fio a co-ligar e conduzir o homem (indivíduo e sociedade), e cabe a cada um de nós o papel de seus arautos, de pontífices (construtores de pontes) para nosso próximo.

*      *      *      *

Há algum tempo, organizei e editei uma antologia de citações reunindo frases sobre a Esperança e ainda as outras duas das chamadas virtudes teologais (principais) cristãs, o Amor e a . São ao todo 750 citações, e o livro, gratuito, pode ser baixado aqui:  https://drive.google.com/file/d/0B0F-wUwMTQUDTTJ6THJXSmUzNUE/view

Sammis Reachers


ARTIGO ORIGINALMENTE PUBLICADO NO JORNAL DAKI (São Gonçalo - RJ).



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...