segunda-feira, 6 de novembro de 2023

Como escutar na discussão hábil (ou em qualquer ocasião) - Rick Ross

 


1. Pare de falar: para outros e você próprio. Aprenda a silenciar a voz interna. Não se pode escutar quando se está falando.

2. Imagine o ponto de vista da outra pessoa. Imagine-se na posição dela, fazendo seu trabalho, enfrentando seus problemas, usando sua linguagem e tendo os seus valores. Se a outra pessoa for mais jovem ou mais nova na organização, lembre-se dos seus primeiros dias na empresa.

3. Olhe, aja e seja interessado. Não leia sua correspondência, rabisque, mexa ou procure papéis enquanto outros estão falando.

4. Observe o comportamento não verbal. A observação da linguagem corporal é excelente para recolher significados além do que lhe está sendo dito.

5. Não interrompa. Mantenha-se quieto, mesmo superando seu nível de tolerância.

6. Escute as entrelinhas, para detectar sentidos tanto implícitos quanto explícitos. Considere tanto as conotações quanto as denotações. Note as figuras de linguagem. Em vez de aceitar os comentários de uma pessoa como a história completa, procure omissões – detalhes não declarados ou não explicados, que deveriam logicamente estar presentes. Indague acerca deles.

7. Fale só afirmativamente enquanto escuta. Resista à tentação de intervir com um comentário avaliativo, crítico ou depreciativo, no momento em que uma observação for feita. Restrinja-se a respostas construtivas até o contexto ter mudado, e se for possível ofereça crítica sem atribuição de culpa.

8. Para assegurar o entendimento, reformule o que a outra pessoa acabou de lhe dizer em pontos-chave da conversação. Sim, sei que esta é a velha técnica da “escuta ativa”, mas ela funciona – e com que frequência você faz isso?

9. Pare de falar. Esta é a primeira e a última, pois todas as outras técnicas de escuta dependem disso. Faça um voto de silêncio de vez em quando.

 

Rick Ross

in Peter Senge et al. (1995), A quinta disciplina.

Rio de Janeiro: Qualitymark


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...