sábado, 9 de fevereiro de 2019

Motoristas de Ambulância ou Construtores de Túnel - Uma reflexão (para)eclesiástica



Motoristas de Ambulância ou Construtores de Túnel

por Ron Sider

Um grupo de cristãos devotos vivia em um pequeno vilarejo ao pé de uma montanha. Uma estrada sinuosa e escorregadia, com curvas fechadas e ladeando abruptos precipícios, desprovidas de cercas de proteção, serpenteava subindo a montanha de um lado e descendo do outro. Acidentes fatais eram frequentes. Profundamente entristecidos ao verem as pessoas feridas sendo retiradas de dentro dos destroços dos carros, os cristãos das três igrejas do vilarejo decidiram agir. Eles juntaram recursos e compraram uma ambulância. Ao longo dos anos, eles salvaram muitas vidas, apesar de que várias vítimas ficaram aleijadas pelo resto da vida.
Certo dia, chegou um visitante à cidade. Perplexo, ele perguntou por que não fecharam a estrada que atravessa a montanha e, em vez dela, construíram um túnel. Inicialmente surpresos, os voluntários da ambulância logo se puseram a explicar que tal solução, embora tecnicamente bastante viável, não era realista e nem mesmo aconselhável. Afinal, a estreita estrada de montanha já estava ali há muito tempo. Além disso, o prefeito da cidade iria se opor fortemente à ideia. Ele era dono de um grande restaurante e posto de gasolina localizado mais ou menos no meio da subida.
O visitante ficou chocado com o fato de aqueles cristãos se importarem mais com os interesses econômicos do prefeito do que com as numerosas vítimas dos acidentes. Um tanto hesitante, ele sugeriu que talvez as igrejas devessem falar com o prefeito. Talvez devessem até eleger outro prefeito, caso ele se mostrasse inflexível e indiferente. Agora os cristãos é que ficaram chocados. Com crescente indignação e convictos de que estavam certos, eles informaram ao jovem radical que a igreja não devia se meter em política. A igreja é chamada a pregar o evangelho e a dar um copo de água fria, disseram eles. Sua missão não consiste em se envolver em questões mundanas, tais como estruturas sociais e políticas.
Perplexo e ressentido, o visitante foi embora. Enquanto saia, uma pergunta martelava a sua mente confusa. É realmente mais espiritual, ele se perguntou, manter em funcionamento as ambulâncias que socorrem as ensanguentadas vítimas de estruturas sociais destrutivas do que tentar transformar as próprias estruturas sociais?

Extraído de Viva com Justiça: Global, de Tearfund / Desafio Miquéias -  www.tearfund.org/livejustly

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...