sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Fechamento de igrejas sem alvará

Na semana passada o jornal O Estado de SP, publicou uma matéria (leia aqui) sobre o fechamento da igreja Bola de Neve Church no bairro da Pompéia, zona oeste da capital paulista. Leia a matéria na íntegra, é importante para entender o que está acontecendo, mas vamos tentar resumir em tópicos os recentes acontecimentos: 

  • O vereador Eduardo Tuma (PSDB) é líder da frente parlamentar cristã da câmara de SP. 
  • Tuma retirou da pauta da câmara municipal a proposta do aumento do IPTU da gestão do prefeito Hadadd (PT). 
  • Eduardo Tuma discutiu com Arselino Tatto (PT) por esse e outros motivos. 
  • Duas horas depois, a subprefeitura da Lapa fechou a Bola de Neve, que também é liderada por Eduardo Tuma. 
  • A igreja em questão já estava sendo fiscalizada desde 2012. 
  • No primeiro semestre de 2013, segundo a prefeitura, Tuma já havia sido avisado que o templo poderia ser lacrado. 
  • Em contrapartida, a mesma prefeitura que já havia notificado o templo e ameaçado esse lacre, autorizou um evento que aconteceria para 3 mil famílias no local. 


A partir desse fato foram desencadeadas uma série de discussões a cerca de perseguição religiosa no Brasil. Inclusive, vi páginas no Facebook divulgando o assunto com a expressão "Isso é só o começo da perseguição". Daí levantamos a questão: Isso é perseguição? 

Aqui cabe uma citação: "O senhor elogiou o administrador desonesto, porque agiu astutamente. Pois os filhos deste mundo são mais astutos no trato entre si do que os filhos da luz." - Lucas 16:8 

Casas noturnas correram aos montes por todo Brasil para regularizar sua situação perante a prefeitura depois do trágico acontecimento em Santa Maria - RS. Algumas foram fechadas. Lugares que recebem muitas pessoas devem seguir certos padrões de segurança e isso é certo, é bom e é agradável. 

Se deixarmos de lado a discussão do "fecharam a igreja pra prejudicar o irmão por questões políticas" e aquela que levanta a questão do "fiscalização no Brasil não funciona, fecham o que querem e deixam funcionando o que é conveniente", encaremos a realidade: Nós devemos ser imitadores de Cristo e Cristo cumpriu a lei enquanto a questionava. 

Podemos levantar questionamentos sim, mas não sem cumprir aquilo que nos é imposto corretamente, pois nós temos algo que todo cristão, em todos os cantos do mundo gostariam de ter, que é a liberdade de cultuar à esse Deus maravilhoso em público. Se não tivéssemos essa benção, teríamos que lutar com coragem e desafiar uma perseguição REAL. 

Quando eu vi páginas com milhares de seguidores, pedindo oração pois esse era o começo de uma perseguição fiquei pensando no tempo que seria desperdiçado com orações erradas, quando essas pessoas poderiam ser instruídas para orar pelo Egito, pelo Uzbequistão, pelo Iraque e para que a igreja do Brasil passe a ser mais consciente do que manipulada. 

A sua opinião pode ser diferente da minha, e queremos saber. Comente.

Abraços. 

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...