domingo, 23 de janeiro de 2011

Casais "amigados" brigam mais

     Índices crescentes de violência entre casais nos Estados Unidos e Europa estão sendo amplamente atribuídos à recessão global, mas o problema tem outra dimensão que é muitas vezes ignorada: tem muito mais probabilidade de ocorrer entre casais amigados, que não são casados, do que entre casais casados.
Estatísticas espanholas, que foram destacadas em anos recentes pelo Instituto de Políticas da Família da Europa (IPF), e recentemente publicadas numa reportagem feita pelo jornal espanhol ABC, indicam que embora apenas 11% dos casais espanhóis coabitem sem casamento, tais uniões representam 58% dos crimes mais violentos entre casais. Para cada ordem judicial de proteção para um cônjuge casado, dez outras são dadas para casais amigados.
O IPF também informa que, de acordo com estatísticas do governo espanhol, “para todo homicídio que ocorre num casamento, 12 ocorrem” entre casais amigados. Além disso, o aumento em tais homicídios em anos recentes é em grande parte explicado pela coabitação; os homicídios saltaram 45% entre casais amigados, enquanto na realidade caíram 15% entre casais casados.
Resultados semelhantes foram revelados em pesquisas estatísticas dos Estados Unidos e Inglaterra, diz Ignacio Socías, blogando pelo jornal El Razón da Espanha.
“Todos os estudos estatísticos oficiais do Ministério da Justiça dos EUA com relação à violência familiar mostram que as mulheres que são casadas, inclusive aquelas que se separaram ou se divorciaram, têm menos que a metade da possibilidade de sofrerem [violência doméstica]”, escreve Socías. “No Reino Unido, a pesquisa oficial ‘A Pesquisa dos Crimes na Inglaterra’ indica que mulheres casadas são as que menor risco têm de sofrer violência doméstica”.
Por: Matthew Cullinan Hoffman

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...