sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

MISSÃO INTEGRAL: Implantando Telecentros Comunitários em sua comunidade



Como implantar Telecentros Comunitários em sua comunidade 
- Oportunidade assistencial e evangelística


Computadores antigos, uma bênção para muitos...

Sabe aquele computador antigo, que durante muitos anos lhe serviu para digitação de textos, acesso à internet via linha discada, planilhas e até alguns jogos. Creio que lhe foi muito útil durante longa data, mas agora você adquiriu um computador novo, utiliza internet em banda larga, possui uma multifuncional, webcam, voip e realmente o computador não tem mais utilidade para você. O que fazer com ele agora? A história secular conta que na década de 50 os negros nos Estados Unidos sofriam com a segregação racial, não podiam frequentar muitos lugares, sofriam discriminação nos transportes públicos, restaurantes e etc.
Até que certo dia, uma mulher negra e costureira de nome Rosa Parks embarcou num ônibus e sentou, alguns
metros à frente um homem branco embarcou e não havia mais lugar disponível. Todos olharam para ela dando a entender "levante-se, você é negra e ele é branco. Deve dar o seu lugar a ele". E ela bravamente resistiu causando uma imensa confusão. Através dessa atitude o Pastor Martin Luther King Jr, mobilizou milhares de pessoas e mudou a história daquele país, sabe por quê? Por causa da atitude de uma mulher...
Saiba que uma simples atitude sua pode influenciar a vida de muitas pessoas espalhadas em nosso país e até mundo a fora. Um ato simples seu, pode livrar crianças de um possível contato com o tráfico, prostituição, bebidas e etc. Ou até mesmo qualificar profissionais para o mercado de trabalho.
Nossa proposta é criar Espaços Comunitários, também conhecidos como Telecentros muito comuns em ONGs, Associações de Moradores, Escolas, Bibliotecas ou Igrejas. Sendo assim estamos nos disponibilizando para ajudar na implantação, treinamento e divulgação de tais espaços. Caso você conheça algum espaço interessado em implantar o projeto fale conosco. Caso deseje visitar um Telecentro, consulte o mais próximo de sua casa nesse site: http://www.onid.org.br/lista/
Às vezes a uma confusão de que os Telecentros são uma espécie de “Lan House pública”, o que não é verdade. O objetivo dos Telecentros são promover cultura e educação, sendo assim podemos encontrar no mesmo espaço: Biblioteca, cursos (informática, idiomas, educação de jovens e adultos, aulas de canto e música), serviços de xerox, aluguel de projetores, salas de cinema e etc. As possibilidades são inúmeras, mas é óbvio que tudo depende do espaço físico. Não tem como fazer tudo isso numa sala apenas.
Um ponto importante a ser debatido numa reunião é justamente a sustentabilidade do Projeto, como manter tudo isso (luz, água, internet e etc) após a implantação? Iremos apresentar algumas soluções, mas aqui deixo claro que o propósito é treinar e orientar a comissão local, para gerir o Telecentro de forma participativa.

O que é necessário?

1) sala disponível com parte elétrica, mobiliário;
2) computadores doados por empresas, pessoas físicas ou instituições;
3) cabo de rede CAT5, switch 16 portas e conectores RJ45;
4) comissão local para receber treinamento e orientação do Projeto;
5) link de acesso à internet em banda larga;
6) passagem de ida/volta + hospedagem + alimentação (calcular esse tópico para um casal);
Obs.: Somos um casal casado e não há custo algum de implantação do Projeto além dos
descritos acima. Podemos ficar numa casa simples, desde que possamos nos alimentar,
dormir em segurança e tomar um belo banho é claro :)
7) muita disposição e boa vontade!

Introdução à parte técnica
Como é um Projeto de caráter social, visando alcançar um público geralmente esquecido pelo Estado, utilizamos tecnologias baseadas em Software Livre, basicamente GNU Linux + LTSP (Linux Terminal Server Project). Portanto não iremos utilizar cópias piratas de outros sistemas operacionais ou pacotes de escritório, economizando assim com licenças, aplicando esses valores na aquisição de outro item necessário ao telecentro.
Basicamente iremos instalar no servidor a distribuição Ubuntu 10.04 LTS, em seguida devemos atualizar todo o sistema operacional, criar as contas de usuário e instalar os pacotes desejados. E por último instalar e configurar o servidor LTSP. Agora basta dar boot a partir dos terminais (via rede, disquete, cd-rom ou hd). Na verdade o processamento é feito no servidor, então mesmo que você possua um AMD K6-2 500 Mhz com 128 MB de RAM, mas o seu servidor for um Intel i7 com 8 GB DDR3 por exemplo, você irá utilizar o terminal numa velocidade impressionante, como se estivesse no próprio servidor. Tranquilamente você vai poder “pendurar” entre 10 a 20 terminais em cada servidor (dependendo da configuração). Os programas instalados no servidor estarão disponíveis nos terminais.

Caso deseje mais informações sobre o Projeto envie cartas
(Sim, temos e-mail e telefone. Mas aceitamos apenas cartas, descreva o máximo possível o local)

Ronald e Aline Rosa


RONALD, 28 anos, Graduado em Pedagogia no Centro Universitário da Cidade (2008), trabalha há mais de 10 anos com Informática e atualmente trabalha numa empresa privada no Rio de Janeiro. ALINE, 24 anos, Graduando em Arquitetura e Urbanismo na Universidade Gama Filho no Rio de Janeiro.


Av. Nilo Peçanha, n° 788.
Centro - Nova Iguaçu / RJ
.
CEP: 26215-512
A/c: Ronald Rosa e Aline Rosa

Links importantes:
http://www.onid.org.br/lista/
http://www.ltsp.org/
http://www.telecentros.pr.gov.br/modules/galeria/listaEventos.php
http://www.youtube.com/watch?v=DgONWsefJvw

“Quão formosos são os pés daqueles que anunciam boas novas” Isaías 52:7a

12 comentários:

Anônimo disse...

Paz queridos!

Fiquei encantada com esse blog de vocês, é maravilhoso fazer trabalhos sociais,principalmente aqueles em que nos doamos e não recebemos doações.

Durante anos trabalhei com associações de bairro,confesso que sou apaixonada por servi a minha comunidade.Atualmente estou fora desse trabalho é que tive que me mudar pra capital por conta do trabalho do meu marido.

Gostaria muito de ajudá-los caso precisem, como voluntária. Ficaria muito honrada se podessem contar comigo.

No amor de Cristo,
Regineide Sales.

Sammis Reachers disse...

Olá minha irmã Regineide, obrigado por suas palavras e por seu contato. Enviei um e-mail para você, confira em sua caixa.

Deus lhe abençoe!

Unknown disse...

Olá. Muito boa a iniciativa. Também implantamos telecentros mas utilizamos outra distro, voltada exclusivamente para telecentros comunitários, de fácil instalação e que possui vários softwares, inclusive educacionais e para gerenciamento do telecentro. O nome da distro é Tucunaré e está disponível através do portal www.redetelecentro.com.br ou diretamente através do projeto no sourceforge: http://sourceforge.net/projects/tucunare/.

Boa sorte e parabéns :)

Sidi Kauer disse...

Concordo com a Regy, o blog é maravilhoso! O Sammis tem feito um trabalho muito bom e me sinto muito horando por poder estar aqui e dar alguma contribuição. Parabéns Sammis!
Sidinei

Unknown disse...

Ola!
A iniciativa de voces eh muito bonita.
Parabens!
Meu nome eh Josue e moro numa comunidade na zona leste de Sao Paulo, eu uso linux no meu notebook pessoal e estou estudando para entender como o sistema funciona por dentro.
Quero montar uma rede pequena aqui pra ensinar os adlescentes da vizinhanca e da igreja que minha familia frequenta.
Por favor preciso entender bem como funciona essa configuracao do Ubuntu ou Debian + LTSP pra eu instalar e configurar aqui.
Fico a disposicao de voces para ajudar em qualquer coisa.
Obrigado e ate mais.
Josue.

Unknown disse...

Paz do Senhor,

Olá Regineide, somos do RJ e estamos trabalhando para implementar esse Projeto, se na sua cidade, bairro ou comunidade houver interesse só entrar em contato.


Olá Raquel usamos durante um bom tempo essa distro Tucunaré (na época chamava-se Suite Telecentro). Excelente distro, só deixamos de usar devido a incompatiblidade com hardware. Vou verificar mais uma vez, talvez nessa versão mais atual estej ok. Na verdade foi a primeira que aprendemos a implementar o LTSP.


Olá Josué, teria como falar um pouco mais do que pretende fazer, espaço físico e etc? Tenho primos no Itaim Paulista, fica na Zona Leste correto?


** Estou respondendo através de e-mail de um colega.

Paz e obrigado.

Unknown disse...

E zona leste sim.
Eu ainda estou estudando como vou fazer as coisas aqui.Vou conversar com o pastor da igreja pra ver se ele pode ajudar com espaco fisico que jah eh utilizado para aulas de musica e canto.
Josue.

Unknown disse...

Ok, ciente. Assim que resolver, fale conosco que iremos lhe ajudar em todos os sentidos (dentro das nossas possibilidades).


Paz do Senhor.

Unknown disse...

Eu soh preciso aprender a instalar e configurar o LTSP5.
As outras coisas eu faco aqui.
Obrigado.

Unknown disse...

Me passe o seu MSN ou Gmail, por favor.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Adam Gonnerman disse...

Durante quase três anos fui missionário no Brasil (minha esposa e meus filhos são brasileiros), mas naquela época sabia muito pouco sobre computação. Nos últimos anos aqui na região de Nova Iorque comecei a conhecer mais sobre GNU/Linux e Ruby on Rails. Atualmente estou planejando uma volta para o Brasil, talvez em dois ou três anos. Espero ir para trabalhar na área de tecnologia, mas meu sonho maior é implantar um projeto de desenvolvimento comunitário envolvendo o ensino de concerto de computadores (como no "Free Geek"), administração de sistemas (como no "Projeto Cauã") e também instrução em programação (como no "Ruby Nuby").

É bom de mais saber que já tem pessoas no Brasil com uma visão semelhante e que também são da fé evangélica. Espero poder aprender mais sobre seu projeto e talvez colaborar futuramente.

Graça e Paz.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...