sábado, 2 de outubro de 2010

Manifesto pela Liberdade de Imprensa - Assine o abaixo-assinado


Já de algum tempo temos visto certo embate travado entre setores da imprensa e o atual governo, sobre a questão da Liberdade de Imprensa.

Não é segredo para ninguém o mal-estar que nossos governantes (e políticos em geral) sentem quando são publicados seus feitos menos nobres. Até aí, nada de mais. O governo acusa a imprensa de tomar partido, a imprensa revida... Sim, a imprensa não é santa, tem seus interesse$ e pode ser tendenciosa em alguns casos. Mas isso não significa que se possa privar a sociedade de um direito capital, que é saber a verdade. Pois nada do recente noticiário (que o governo acusa de tendencioso) tem sido deliberadamente inventado. São cambalachos cabais mesmo, não é dona Erenice?.

Como disse o deputado Miro Teixeira, em recente entrevista à Veja:

“O que existe é uma tendência de as pessoas públicas e as autoridades se considerarem intocáveis. É o cont ário. Quem voluntariamente escolhe a vida pública tem de estar disposto a ser criticado por seus atos. O ideal seria que cada cidadão pudesse fiscalizar as pessoas públicas. Como isso não é possível, quem fiscaliza é a imprensa. E o povo tem o direito de conhecer as críticas. Se elas forem injustas, cabe reparação. Nós temos acesso a entrevistas coletivas, à tribuna, onde podemos desqualificar uma notícia falsa ou quem a publicou. Além disso. a diversidade de veículos no Brasil é muito grande. Há muitos jornais, revistas, rádios, TVs e internet de conteúdo nacional. Em pouco tempo, qualquer notícia falsa se desfaz. E, se um veículo se caracteriza como divulgador de notícias disparatadas, cai em descrédito, deixa de ser visto ou comprado. Por isso, há veículos com maior audiência que outros. O povo escolhe aqueles nos quais confia mais.”

Sem a liberdade de imprensa, amigos, ouso dizer que o conhecimento da verdade dos fatos entre nós perde não um braço ou uma asa, mas de uma só vez seus olhos, boca, ouvidos e nariz. Se não fosse a imprensa nunca saberíamos de escândalos como os de Collor (que por sinal está aí na ribalta [picadeiro?], firme e forte), dos Anões do Orçamento, do Mensalão, os Sanguessugas, e trocentenas de outros, nacionais, estaduais, municipais...

Com vistas a defender a liberdade de imprensa foi lançado há alguns dias em São Paulo um Manifesto em Defesa da Democracia e da Liberdade de Imprensa (aqui). Junto com o Manifesto, está correndo um abaixo-assinado em apoio a esta iniciativa. Por reconhecer o caráter suprapartidário e o colossal interesse público em tal iniciativa, a União de Blogueiros Evangélicos convida a todos os seus membros, e a qualquer cidadão, a assinar este Manifesto.

Para assinar, clique aqui

Convidamos-lhes ainda a divulgar entre seus irmãos, amigos e contatos esta iniciativa. Se querem calar a grande mídia (abalizada, juramentada e sacramentada) imagine o que pretendem fazer conosco, meus irmãos blogueiros...

Sammis Reachers
 

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...