quarta-feira, 5 de maio de 2010

Conheça as Mães Sociais

 *
Um projeto que nasceu na Áustria  após  Segunda Guerra Mundial para cuidar das crianças órfãs. Mães voluntárias cuidaram dos órfãos até a idade adulta. O projeto cresceu e espalhou-se pelo mundo todo.
Partiu de uma idéia simples de que uma criança criada com apoio familiar tem mais recursos para superar as dificuldades futuras. Assim surgiram as Aldeias.
As mães que no início eram voluntárias foram se profissionalizando. Hoje Mãe Social é uma profissão reconhecida. Têm apoio de psicólogos, pedagogos e vários outros profissionais.
No Brasil já são 15 Aldeias.
Uma Aldeia é formada por um grupo de casas e alguns prédios de apoio. 
As casas abrigam uma família que tem como base uma mãe social e seus filhos sociais.



As crianças, normalmente, são encaminhadas para as aldeias por estarem em situação de risco social. Chegam muitas vezes bebês e ficam até os 18 anos. Os irmãos biológicos, muitas vezes,  ficam juntos na mesma casa, fortalecendo assim os laços familiares. Os parentes biológicos também são incentivados a conviver com as crianças.
Muitas das mães e parentes  biológicos são apoiados por um Centro Social que é ligado às Aldeias. Fortalecer o entorno também faz parte das metas de uma Aldeia.
As aldeias são abertas e as crianças são criadas como se fosse uma pequena comunidade. A mãe social decide como administrar as contas da casa e a educação dos filhos.
Tem dado muito certo. Eu visitei a aldeia de Interlagos e as crianças pareceram muito felizes em um ambiente muito acolhedor. Cheio de árvores, brinquedos, cachorros e gatos.

 
Uma criança criada com amor certamente é o melhor investimento que uma sociedade pode fazer.
E os ex-moradores tornam-se adultos e passam a ser apoiadores das Aldeias.  É mais um lugar que mostra que o Brasil tem jeito. É bem fácil tornar-se um amigo do projeto.

Visite: www.aldeiasinfantis.org.br 

Fonte: http://blogdoduilio.folha.blog.uol.com.br/temjeito/

___________________________________

Mais sobre o Dia das Mães
Em homenagem ao Dia das Mães, publiquei diversos textos relacionados à data, em alguns dos blogs que edito, ou onde colaboro. Dê uma olhada:

No Poesia Evangélica: Dois poemas de Norma Penido sobre as Mães
No Veredas Missionárias: Simplesmente Márcia (o tocante testemunho sobre a mãe do Pr.Joed Venturini) 
 No Azul Caudal: A mãe que teve mais filhos até hoje...
No Bradante: A figura materna no pincel de grandes pintores
No Imagens Cristãs: Imagens sobre Mães, de uso livre não-comercial para seu blog ou site

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...