quinta-feira, 12 de novembro de 2009

A missão é uma só

Jesus resgata Pedro das águasPoucas vezes os crentes têm sido tão pouco bíblicos e até anti-bíblicos como quando o assunto é a chamada missão integral – a começar pelo nome… “missão integral”. E tem outra? Não! Porque se não for integral não é missão.

O grande problema continua sendo a má aplicação do conceito discutido em Lausanne. A exortação bíblica para que a proclamação da fé fosse seguida por obras foi contaminada pela utopia socialista, caminhou paralela à teologia da libertação e se confundiu.

O castigo para essa promiscuidade foi que a missão integral ficou restrita à conveniência de ONGs e ao discurso teológico-elitista, na mesma dialética atribuída ao Joãozinho – “Pobre gosta de luxo! Quem gosta de pobreza é intelectual”.

O vão esforço de criar uma missão mais piedosa do que a determinada por Jesus (é incrível como tem crente que se acha mais santo do que o Senhor), se esvai em jogos semânticos como “os evangelistas querem ganhar almas, os querem ganhar vidas”. Ohhh! Quando já se viu um evangelizador, mesmo o irmãozinho de gravata larga que prega no trem, evangelizar sem a intenção de ver a transformação mais profunda na ética e na prática da pessoa que se decide por Cristo? Os evangelistas querem ver transformação profunda, abrangente e duradoura.

Pão ou pregação: o que vem primeiro? Os <integrais?> acham que no princípio é o pão, e como não há pão que chegue (“Porquanto sempre tendes convosco os pobres…” Mt 26:11.) pregação também não tem. Mas pão de centeio não salva! Pão sovado não transforma! Pão integral não santifica! O pão da vida é Jesus! Se pão transformasse, então o preso, que come de graça, seria liberto. Se continua preso é porque não come da Graça. É a Palavra que transforma: o ignorante ganha discernimento, o preguiçoso recebe disciplina, o fraco é fortalecido, o enganador se torna verdadeiro e a sociedade é transformada a partir da transformação que acontece na vida de cada um.

Qualquer um pode dar o pão que perece. Nós daremos o pão que permanece. A proclamação do Evangelho é a missão integral, primeira, plena e permanente. Quem ouvir a Palavra e for transformado por ela não pregará sem socorrer. O socorro não é o elemento de transformação social, mas o seu reflexo. Por isso preguem primeiro e sempre, “porque (o Evangelho) é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê…” Rm 1:16

Fonte: http://www.evangelizabrasil.com

2 comentários:

Leonardo Gonçalves disse...

Paz Sammis,

É uma verdade (e uma pena) que a missão tenha sido tão dicotomizada. Não existe missão que não seja integral, e os pressupostos dessa missão integral não foram criados em Lausanne, mas fundamentados no evangelho.

Se por um lado dar comida e não dar "Palavra" é como engordar um peru pra degolar no natal, ser omissos da nossa responsabilidade social não vai nos ajudar. Nossa luz deve resplandecer no mundo, e isso através das nossas obras.

Gostei do texto. Achei de uma coragem muito grande (e admiro a coragem - sempre!), mas estou do lado dos "integrais", rs... Se é que existe essa facção, né?

Abraço, e parabéns pelo ótimo trabalho que vc faz na blogosfera.

Leonardo.

Sammis Reachers disse...

Obrigado irmão Leonardo, realemnte é uma questão polêmica, e, embora apóie também, claro, a chamada missão integral, publico tal texto para que não se perca o foco (e quantos realmente o perdem, absorvidos em questões menores, feitas principais).

Salvação das almas e ajuda a todos, eis a missão!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...