sexta-feira, 28 de agosto de 2009

ARQUITETURA DE SEGURANÇA

Na hora de construir ou reformar deve pensar na segurança da casa

Pequenos detalhes na hora de construir ou reformar a casa podem fazer a diferença na segurança. É o que diz uma pesquisa realizada no Paraná. Muita gente acredita que os muros altos, por exemplo, são um obstáculo para a ação dos bandidos. Mas isso não é verdade. De acordo com o estudo, baseado em depoimentos dos próprios assaltantes, os portões e muros altos muitas vezes servem de esconderijo para os ladrões. Isso por que os criminosos ficam mais seguros para agir, sabendo que não vão ser vistos por quem passar na rua. O conceito de arquitetura contra o crime já é usado com sucesso em países como a Inglaterra. O coronel da Polícia Militar do Paraná Roberson Luiz Bondaruk, responsável pelo estudo, explica que é mais econômico aplicar os conceitos da arquitetura contra o crime enquanto a obra ainda está no papel.
"Muito mais fácil você orientar um arquiteto, um engenheiro, para que ele mude a estrutura física de uma casa, de um prédio ou de uma escola enquanto ele ainda está desenhando no papel, por que aí ainda são apenas traços, feitos num pedaço de papel, do que você esperar que esta casa, esta escola sejam construídas, virem foco de criminalidade, aí você tem que fazer reformas mais pesadas, aí você tem que aplicar mais policiamento. Resultado, agindo antes, de forma preventiva, e, principalmente, agindo com inteligência é muito mais eficiente e muito mais barato."
O coronel responsável pelo estudo lembra que arquitetos, engenheiros, urbanistas e a comunidade devem contribuir no reforço da segurança pública. Para a conselheira federal do Confea pelo Estado do Piauí, Ana Karine Batista, algumas construções que facilitam a ação dos bandidos são feitas por uma questão cultural. Mas quando o cliente pede a um arquiteto o projeto de uma casa, e este profissional consegue explicar a importância da segurança, é fácil convencer o cliente.
"Basta que realmente você explique para o cliente o porquê de não ter cantinhos. É o que a gente chama de chanfrado, canto chanfrado, e o cliente recebe isso de forma muito tranquila."
Quem quiser outras dicas sobre como a arquitetura pode ajudar a combater os crimes, basta acessar o site www.antidelito.net

via http://www.creio.com.br

Um comentário:

Anônimo disse...

olá Meus irmãos; Graça e Paz.
´
Parabéns pelo blog tão abençoador. Aprendendo uns com os outros crescemos na graça e no conhecimento. São blog's assim como este que serve como ferramenta para o nosso crescimento espiritual. Gostaria também de compartilhar o nosso Blog

" Mensagem Edificante para Alma"
http://josiel-dias.blogspot.com/

Fiquem na Paz.

Josiel Dias
Cons Missionário
Congregacional
Rio de Janeiro

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...