quarta-feira, 1 de abril de 2009

Anemia infantil ainda é uma ameaça no Brasil

*
Dados recentes divulgados
pela Secretaria da Saúde alertam sobre a incidência de casos de anemia em crianças de todo o Brasil, principalmente na região nordeste do país.

Os números ainda revelam que 82,7% das crianças com idade entre onze e treze meses de idade, que moram nessas cidades, apresentam quadro de anemia, um dos problemas nutricionais mais presentes em todo o mundo. "Os casos registrados de anemia tem diminuído lenta e progressivamente na população infantil em geral, mas apesar da implementação de medidas de prevenção e tratamento, principalmente em crianças e gestantes, algumas regiões do Brasil ainda mantêm altos índices da doença", afirma a Dra. Regina Biasoli, hematologista do Lavoisier Medicina Diagnóstica/ DASA.

A disparidade de casos de anemia infantil em algumas localidades se deve a não adesão do governo e da população às medidas indicadas por médicos e autoridades. "Entre os principais fatores que contribuem para a diminuição da doença estão o aleitamento materno, exclusivo até os seis meses de vida, implantação de programas de saneamento básico, erradicação de doenças infecciosas e parasitárias e maior ingestão de alimentos enriquecidos com ferro como farinhas de trigo, leite e demais alimentos infantis", conta a especialista.

Fonte: http://odebate.com.br

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...