quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Métodos Básicos para extinção do Fogo, Métodos de Transmissão de calor e os Fenômenos Secundários da Combustão


MÉTODOS BÁSICOS PARA A EXTINÇÃO DO FOGO

Existem três métodos básicos para extinção do fogo:

* Abafamento
* Resfriamento
* Quebra da reação em cadeia

ABAFAMENTO

Consiste em reduzir a percentagem de oxigênio abaixo do limite de 16%.

RESFRIAMENTO

É o segundo método básico de extinção de incêndios, que consiste em diminuirmos a temperatura do local onde estiver ocorrendo o incêndio. Seu agente universal é a ÁGUA.

QUEBRA DA REAÇÃO EM CADEIA

Consiste na introdução de determinadas substâncias na reação química da combustão com o propósito de inibi-la; com isso é criada uma condição especial em que o combustível e o comburente perdem ou têm em muito reduzida a capacidade de manter a cadeia da reação.



MÉTODOS DE TRANSMISSÃO DO CALOR

Existem três métodos de transmissão de calor:

* Irradiação
* Condução
* Convecção

IRRADIAÇÃO

É a transmissão de calor que se processa sem a necessidade de continuidade molecular entre a fonte calorífica e o corpo que recebe calor. É o caso típico de calor radiante (calor proveniente do Sol).

CONDUÇÃO

É a transmissão de calor que se faz de molécula para molécula, através de um movimento vibratório, que as anima e se comunica de uma para outra. Pode ser a condução de calor através de uma antepara comum entre dois compartimentos.

CONVECÇÃO

É o método de transmissão de calor característico dos líquidos e gases. Consiste na formação de correntes ascendentes no seio da massa fluida, devido ao fenômeno da dilatação e conseqüente perda de densidade da porção de fluido mais próximo da fonte calorífica.


FENÔMENOS SECUNDÁRIOS DA COMBUSTÃO

São dois os fenômenos secundários provenientes de uma combustão:

* Explosão

* Combustão espontânea

EXPLOSÃO

Existem combustíveis que, por sua altíssima velocidade de queima e enorme produção de gases, quando inflamados dentro de um espaço confinado, produzem o fenômeno da explosão.

Como exemplo podemos citar o TNT, a NITROGLICERINA e outros mais.

COMBUSTÃO ESPONTÂNEA

Certos materiais orgânicos, em determinadas circunstâncias, podem, por si só, entrar em combustão. Entre as substâncias mais suscetíveis de combustão espontânea destacam-se: O carvão, os óleos em geral, as misturas contendo nitrato, etc.

FONTE: http://www.geocities.com/g_anjos/combincendiospg2.htm

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...