terça-feira, 4 de junho de 2013

Exposed 2013: um chamado cristão global contra a corrupção - Participe!


Exposed 2013: um chamado global contra a corrupção.
Um movimento contra a corrupção pessoal e institucional, levado a cabo por entidades cristãs de todo o mundo pretende ser a voz do clamor da população global contra líderes e governantes que não governam em favor do bem comum. Trata-se do Exposed 2013, com o slogan “Corrupção Mata! Exponha-a! Denuncie! Ponha um foco de luz na Corrupção.”. O movimento cristão tem como um dos alvos principais reunir 1 milhão de assinaturas de cidadãos espalhados por todo o mundo, que não se conformam com a continuidade de ações corruptas, seja no meio governamental e institucional, seja através das diversas outras formas de corrupção existentes na sociedade, incluindo o próprio meio eclesiástico cristão.
O Exposed está sendo coordenado por diversas entidades, entre elas a World Evangelical Alliance (WEA), Bible Society, Unashemedly Ethical, The Salvation Army, e no Brasil está sendo coordenado oficialmente pela ANAJURE – Associação Nacional de Juristas Evangélicos. “Este é um tema que, infelizmente, não é bem discutido e combatido veementemente no nosso país. Também não o é – para tristeza nossa e repercutindo a falta de compromisso nacional com o tema – nos meios políticos e eclesiásticos do evangelicalismo brasileiro. Por isso mesmo, como um movimento político-jurídico, nós da ANAJURE não poderíamos deixar de colaborar com esta campanha de alcance global. Rogamos a Deus que Ele nos ajude a fim de que possamos, como Igreja, confessarmos e nos arrependermos dos nossos pecados de corrupção e, assim, ato contínuo, com autoridade, exigir dos nossos governantes a mesma atitude. Este é o objetivo principal da campanha no mundo e no Brasil”, afirmou o Dr. Uziel Santana, presidente da ANAJURE.
O movimento Exposed 2013 quer ser um grito a respeito da insatisfação contra a forma desonesta com que líderes e governantes utilizam a sua posição de poder – concedida pelo povo –, para cuidar de assuntos e interesses próprios. Essa ações contrárias à sua finalidade original prejudicam um número incontável de pessoas, que em muitos casos, tornam-se marginalizadas, principalmente no que se refere à saúde, educação, habitação, alimentação, e outros direitos básicos, concernentes ao que no direito se chama de “Princípios da Dignidade da Pessoa Humana”.
O movimento intenta ainda “lançar uma luz” sobre o problema e realizar ações como estimular a transparência e combater tipos de comportamentos que desemboquem na ganância, acordos secretos, suborno e influência pública. As entidades envolvidas têm por certo, através de dados estatísticos consistentes, que a corrupção acarreta consequências que vitimam principalmente os mais pobres.
A meta de reunir 1 milhão de assinaturas tem prazo até setembro, quando ocorrerá a reunião do G-20, em são Petersburgo, na Rússia. Este evento reúne os líderes das mais poderosas economias do mundo. O objetivo é impactar os líderes dessas importantes nações, mostrando o grande clamor público acerca disso, e cobrar maior lisura e transparência nas suas atitudes governamentais.
Entre os dias 14 e 20 de outubro, o Exposed realizará um evento global com vigílias e manifestações pacíficas em locais estratégicos em grandes centros do mundo, entre esses, o Brasil. A campanha já está sendo apresentada à população dos vários países participantes.

Danos da corrupção
A corrupção não envolve apenas perdas monetárias ela é responsável por inúmeras mortes de cidadãos em todo o mundo diretamente ou indiretamente afetados pelo problema. Estima-se que, entre os anos 2000 e 2015, somente por causa da sonegação de impostos, poderá haver a morte de 5,6 milhões de crianças nos países em desenvolvimento.

Participe da Campanha
Para participar da campanha será necessário 3 ações.
1ª. Firmar um compromisso no coração de lutar e permanecer contra a corrupção.
2ª.  Juntar-se à vigília Global contra a corrupção de 14 a 20 de outubro de 2013.
3ª. Assinar o chamado global, pedindo aos líderes das nações mais poderosas para assegurar que as transações financeiras nos negócios e no governo sejam abertas e honestas.

www.ubeblogs.net

Um comentário:

Unknown disse...

Alguém sabe de uma igreja que no Rio de Janeiro esteja participando deste campanha?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...