terça-feira, 8 de novembro de 2011

Irã estuda a produção de uma bomba atômica, diz AIEA

A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) informou em um relatório divulgado com exclusividade pela rede BBC, que o Irã tem realizado testes “relevantes para o desenvolvimento de uma bomba atômica”. As pesquisas contam com modelos de computador, usados somente para o acionamento de uma bomba, relata o documento.

“A AIEA desconhece a aplicação de tais estudos para qualquer outra atividade se não a fabricação de uma bomba atômica”, diz o relatório.

“A agência tem sérias preocupações sobre uma possível dimensão militar do programa nuclear iraniano”, escreveu a AIEA neste documento, no qual diz se apoiar em informações confiáveis que indicam que o “Irã realizou atividades destinadas a desenvolver um dispositivo explosivo nuclear”. As atividades ainda estariam em curso, de acordo com informações

Israel tem ameaçado invadir o Irã para destruir as instalações atômicas e apesar do relatório apontar para uma possível atividade militar do Irã, nas pesquisas atômicas, o país continua negando a intenção de investir em armas atômicas e afirma que o programa nuclear visa unicamente à produção de energia.

Ali Akbar Salehi, chefe da diplomacia iraniana negou todas as acusações sobre um programa nuclear militar de seu país, antes mesmo da publicação do relatório e afirmou que o Ocidente continua sem “nenhuma prova séria”.

Mahmoud Ahmadinejad, presidente do Irã, falou em tom de ameaça contra os Estados Unidos.  “Se os EUA cumprirem suas ameaças militares, terão uma resposta arrasadora e se arrependerão”, declarou. Ahmadinejad detalhou que o Irã tem um orçamento anual de 250 milhões de dólares para pesquisa nuclear, e insistiu que tem somente objetivos “pacíficos e civis”.

Ele acusou o governo americano de possuir 5.000 bombas nucleares e de usar 81 bilhões de dólares para aumentar seu arsenal nuclear em 2011. “É mais de 300 vezes o orçamento da pesquisa nuclear iraniano”, afirmou.

Via: O verbo

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...