sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Liane: Software que ajuda na inclusão digital de pessoas cegas



Agora os deficientes visuais já podem utilizar o sistema operacional Linux. O Núcleo de Computação Electrónica (NCE-UFRJ), em parceria com o Serviço Federal de Processamento de Dados do Ministério da Fazenda (Serpro), desenvolveu umprograma leitor de ecrãs de computador de qualidade profissional para o sistema. Chamado de Liane TTS, o software será utilizado nos telecentros do programa de inclusão digital do Serpro.
O programa analisa a sequência de palavras de texto e remonta a pronúncia a partir de uma base de sons já pré-gravada. “Nós utilizamos gravações feitas pela locutora Liane Borges, do SBT, que contêm todos os sons utilizados na nossa língua. Esses sons foram processados digitalmente pela Universidade Politécnica de Mons – Bélgica. Com a união dos fonemas básicos e a sua correcção em tempo real, conseguimos uma fala muito próxima da humana”, explicou o professor José Antônio Borges, coordenador do projecto e analista de sistemas do NCE.
Segundo José Borges, o software é o resultado de anos de pesquisa na área de acessibilidade dos computadores para deficientes visuais. Desde 1993, o NCE pesquisa sintetizadores de voz para computadores. “Naquela época, nós desenvolvemos a primeira ferramenta de leitura de ecrãs profissional do país. Comparando com as soluções de acessibilidade que existem hoje, percebe-se que a ferramenta era muito rudimentar. Mas, mesmo assim, foi a primeira a ser desenvolvida no país”, afirmou.
O professor espera que o Liane TTS ajude o usuário com deficiência visual a interagir melhor com o computador. “Até há pouco tempo atrás, o sistema Linux tinha poucas e ineficientes ferramentas de leitura de ecrãs. No sistema Windows, esse tipo de tecnologia já existe com boa qualidade. O que estamos a fazer é trazer ao consumidor do sistema operacional Linux um programa de melhor resultado”, disse.
O Liane TTS já está a ser distribuído aos telecentros do Serpro espalhados por todo o Rio de Janeiro. A cerimônia de apresentação foi feita na unidade do Circo Voador. “Todos os telecentros do Serpro receberão uma unidade do programa. Agora é preciso que os instrutores sejam treinados pelo Serpro, no sentido de transmitirem o modo de utilização do programa aos seus usuários. Além disso, também será disponibilizado para download gratuito no site do órgão”.


Muitas polêmicas existem com relação a este software, eu sinceramente não gostei dessa voz, assim como outras opiniões de outros bloggerios comohttp://www.blogtecnovisao.com/2011/10/liane-tts-um-parasita-de-voz-rouca/. A equipe do site megaTTS fez suas considerações em seu blog vejahttp://www.megatts.com/2011/10/02/liane-tts-apenas-mais-um-sintetizador-de-voz/.

Abraços a todos ficam com Deus....A Paz...

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...