domingo, 15 de maio de 2011

A violência nossa de cada dia

Pr. Euzimar Nunes Sousa


Violência é o tema mais discutido nestes dias. Mas quando pensamos ou falamos de violência, quase sempre transferimos a violência ou o problema da violência para os outros e não assumimos que é um problema meu e a causa principal está em mim.
Frases como: 
• Ninguém faz nada para conter a violência;
• Ninguém agüenta mais a violência que ai está;
• É preciso fazer alguma coisa;

De quem é a culpa pela violência desenfreada que nos afeta?

• Uns dizem que é problema do governo;
• Outros dizem que é problema da polícia;
• Ainda outros, afirmam ser problema social;
• Muitos discursos gritam que a falta de educação adequada é a grande causa da violência; 
• Há quem afirme que a mídia promove a violência; 
• Para uma grande maioria, a violência se deve a falta de punição aos violentos;
• Ausência de leis também é citada como vilãs da violência;
• A desestrutura familiar é vista também como a grande responsável;

A lista é muito grande de culpados, mais poucas vezes, assumimos que a violência está intrínseca em cada ser humano e consequentemente passando as instituições dirigidas é claro, por seres humanos.

Minha proposta neste manuscrito é chamar a nossa atenção para a violência que cada um de nós está praticando nosso dia a dia. Acredito que quando nos conscientizarmos de que a violência é problema nosso tanto a causa como as conseqüências, muito faremos para minimizar este que é considerado um dos maiores se não o maior problema do nosso tempo.
 
A Bíblia nos afirma que: “Porque do coração procedem os maus pensamentos, homicídios, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias. (Mateus 15:19); Pois é do interior, do coração dos homens, que procedem os maus pensamentos, as prostituições, os furtos, os homicídios, os adultérios, a cobiça, as maldades, o dolo, a libertinagem, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a insensatez; todas estas más coisas procedem de dentro e contaminam o homem.” (Marcos 7:21-23)

Diante desta afirmativa, temos como afirmar que todo ser humano tem um que de violência dentro de si, bastando que algo aconteça para acordar a violência adormecida dentro de cada um de nós. Se todos trazem no seu DNA esta característica, como mudar este quadro? Não é simples, mas é possível. Precisa mudar o coração do homem. A mudança não é física, mas sim, uma mudança espiritual. “Também vos darei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa carne o coração de pedra, e vos darei um coração de carne. Ainda porei dentro de vós o meu Espírito, e farei que andeis nos meus estatutos, e guardeis as minhas ordenanças, e as observeis. E habitareis na terra que eu dei a vossos pais, e vós sereis o meu povo, e eu serei o vosso Deus. (Ezequiel 36:26-28)

Faça esta viagem comigo olhando pra você e se perguntando até onde tenho sido violento (a) e o que preciso e posso fazer para que este mal seja banido da nossa vida pessoal, familiar, social, etc.?


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...