quarta-feira, 9 de março de 2011

Para ajudar vítimas de desastres naturais, americano traz ao Brasil técnica de filtragem artesanal de água


Balde de plástico, torneira, faca e um pequeno filtro de cerâmica: é tudo o que o surfista americano Jon Rose precisa para fornecer água potável às pessoas que vivem em regiões onde o recurso já está contaminado ou, então, momentaneamente indisponível, por conta de guerras e catástrofes naturais.  
O surfista é fundador da ONG Waves for Water, que, com o slogan “Se você pode encontrar água, eu posso limpá-la e torná-la segura para beber”, visita regiões precárias em todo o mundo, transformando qualquer tipo de água – seja de um rio ou lago poluído ou da própria chuva – em uma fonte potável de abastecimento para a população.
Rose já levou sua técnica para chilenos e haitianos que, no ano passado, perderam o acesso à água potável após serem vítimas de tragédias naturais. Em janeiro, visitou as cidades serranas do Rio de Janeiro que sofreram com as inundações e deslizamentos para fazer o mesmo.
Os filtros doados pelo surfista aos municípios cariocas poderão atender cerca de 20 mil pessoas que estão sem acesso à água potável neste momento. Mas Rose ainda fez mais pelas vítimas dos desastres naturais do Rio de Janeiro: em sua passagem pela região, além de doar o material necessário para a filtragem artesanal da água, o surfista ensinou, aos moradores, como montar e operar os filtros, para que possam se virar sozinhos, após a sua partida.
A técnica usada pelo surfista, para oferecer água potável àqueles que não têm, não é nem um pouco mirabolante. Simples, a ação ganha mais notoriedade por conta do espírito de cidadania de seu criador, que dedica sua vida a levar água para quem tem sede.
Para saber mais sobre o trabalho da Waves for Water, assista ao vídeo abaixo.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...