quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Lançada cartilha sobre uso do peixe barrigudinho no combate à dengue



Divulgar a importância do peixe barrigudinho no controle dos mosquitos transmissores da dengue é o objetivo da cartilha O barrigudinho na batalha contra a dengue, que acaba de ser lançada pela Embrapa Meio-Norte. Os peixes dessa espécie se alimentam das larvas de mosquitos, o que contribui para a redução do inseto, principalmente nas fases de vida aquática. A adoção dos peixes no programa de combate à dengue reduz o risco de infecção da população, além de diminuir o uso de inseticidas.


A cartilha, organizada pelo pesquisador Luiz Carlos Guilherme e pela analista Dione Cavalcante Costa, é uma das ferramentas do Programa Embrapa e Escola, por meio do Projeto Reestruturação do Programa Embrapa e Escola na Embrapa Meio-Norte, que prevê ações educativas que visam oferecer orientação a estudantes do Ensino Fundamental e Médio sobre a importância da ciência e tecnologia no desenvolvimento sustentável e na preservação dos recursos naturais.

De acordo com os autores, a cartilha, por meio da educação ambiental, tem como objetivo, promover a conscientização ecológica baseada na mudança de atitudes e na adoção de posturas novas perante o meio ambiente, e consequentemente, contribuir para a formação de adultos responsáveis.

Com isso, a educação de crianças sobre o papel do barrigudinho facilita o engajamento delas nas ações de cidadania, tornando-as mais conscientes quanto à necessidade da participação de todos no controle das condições que favorecem a multiplicação dos agentes causadores de doenças. Nesse sentido, a cartilha atua como uma ferramenta educativa e auxilia professores e agentes de zoonose na conscientização das crianças sobre a dengue e a importância do papel de cada um no seu controle. 

A cartilha, que tem tiragem de 4 mil exemplares, foi criada pelas crianças Tiago Guilherme Faria e Júlia Guilherme Faria e adaptada pelos organizadores. A publicação pode ser adquirida na Embrapa Meio-Norte, em Teresina, com a analista Dione Cavalcante Costa, pelo telefone (86) 3089-9101 ou pelo endereço eletrônico dione@cpamn.embrapa.br.

Para informações sobre o Projeto Dengoso, entrar em contato com o pesquisador Luiz Carlos Guilherme pelo endereço eletrônico guilherme@cpamn.embrapa.br ou pelo telefone (86) 3315-1202. 

FONTE: Embrapa
Eugênia Ribeiro - Jornalista
Telefone: (86) 3089-9240


via http://www.agrosoft.org.br

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...