quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Prove – programa de reaproveitamento de óleos vegetais

Foto: Sammis Reachers - Uso liberado

O estado do Rio de Janeiro vem investindo em pesquisas, desenvolvimento e implementação de fontes alternativas de energia que sejam menos agressivas ao meio ambiente, como produção de biocombustível, como o biodiesel, a partir de reciclagem do óleo de cozinha usado.
Atualmente a maior parte desse óleo vegetal costuma ser jogada fora, contaminando o lixo comum e os esgotos quando despejado nas pias ou ralos. Neste caso comprometendo as tubulações e caixas de gordura das edificações, tubulações e elevatórias de redes e por fim as estações de tratamento. Nas regiões onde não há redes coletoras, o óleo vai diretamente para os rios e lagoas aumentando significativamente a poluição e a degradação ambiental, constituindo-se em prejuízo direto para a população, para as operadoras das redes e para os governos.
Para minimizar este problema a Secretaria de Estado do Ambiente – SEA/RJ, criou o PROVE – Programa de Reaproveitamento de Óleos Vegetais do Estado do Rio de Janeiro que é um dos principais projetos da Superintendência de Clima e Mercado de Carbono, que pretende transformar este resíduo em matéria prima visando a produção de biodiesel e a fabricação de sabões, contribuindo para a geração de trabalho e renda através da inclusão social, visto que o programa é totalmente atendido por cooperativas de catadores, sendo que hoje já contamos com cerca de 40 cooperativas filiadas ao PROVE.

O BIODIESEL PELA ÓTICA DO PROVE

Biodiesel é um combustível menos poluente, derivado de fontes naturais renováveis, sendo considerado ecologicamente correto. Sua queima é mais completa e mais limpa, reduzindo assim a emissão de poluente
causadores do aquecimento global e efeito estufa, como o gás carbônico e o enxofre.
O biodiesel pode ser produzido também a partir de óleos vegetais usados, podendo ser utilizado puro ou misturado ao diesel em diversas proporções.
O biodiesel utilizado em qualquer proporção, traz vantagens econômicas, ambientais e sociais, por substituir total ou parcialmente o óleo diesel, diminuindo a necessidade de importação desse produto, reduzindo a nossa dependência externa, alem da obtenção, por esta redução, dos créditos do carbono.

DANOS PELO DESCARTE INCORRETO DO ÓLEO VEGETAL

O óleo de fritura usado causa danos irreparáveis ao meio ambiente, quando descartado em terrenos baldios, lixões e até mesmo em aterros sanitários pois nesses casos penetra no solo contaminando-o e podendo contaminar as águas subterrâneas, além de serem carreados pelas chuvas, indo para os diversos corpos hídricos.
Quando descartados nos ralos o óleo acaba entupindo as tubulações, tal como acontece no corpo humano com o colesterol em suas artérias e veia, ou seja o óleo é o "colesterol" das concessionárias de saneamento.
Como conseqüência destes danos temos o prejuízo no nosso próprio bolso devido ao maior custo na operação e manutenção das redes de esgoto e problemas das estações de tratamento das concessionárias deste serviço.
O óleo que chega aos rios, mares, lagoas e represas das cidades causa importante desequilíbrio ecológico pelos prejuízos que impõe à biodegradação natural e à troca de oxigênio entre a água e o meio externo, podendo ocasionar mortandade de peixes, desequilibrando ainda mais nossos rios, lagoas e mares.
O despejo do óleo no ralo além de crime ambiental é também um crime social, pois proporciona a perda de oportunidade de geração de trabalho e renda para um grande e importante segmento social, que são os catadores organizados em cooperativas de coleta seletiva de resíduos sólidos e líquidos (no caso o óleo de cozinha).

A BANDEIRA DO PROVE

A bandeira do PROVE é incrementar a coleta do óleo de cozinha e fomentar que ela seja feita através de cooperativas credenciadas ao Programa.
Com a descentralização do licenciamento ambiental por parte do INEA, e a implantação por parte dos municípios de uma legislação específica, esta bandeira se torna mais abrangente, pois fará com que seja implementada em todos os municípios do Estado do Rio de Janeiro a prática de destinar corretamente o óleo de cozinha.
Esta prática, que proporciona uma mudança de hábito da população em favor do meio ambiente é que se constitui na verdadeira, profícua e determinante Educação Ambiental, sendo esta mais uma contribuição do Programa.


Fonte: Secretaria do Ambiente - RJ
         
        PROVE
        Para maiores detalhes e para solicitar a retirada do óleo do seu estabelecimento ou condomínio

        TEL.: (21) 2598-9242 ou
        (21) 2223-2664
        EMAIL: prove2009@gmail.com ou febracom@globo.com

3 comentários:

Laguardia disse...

Feliz Natal e um abençoada Ano de 2012 para você e todos os seus leitores

Sammis Reachers disse...

Obrigado e igualmente, meu amado Laguardia - vamos em frente por um Brasil melhor!

cRiPpLe_rOoStEr a.k.a. Kamikaze disse...

A meu ver o biodiesel é uma das melhores alternativas para atender à demanda por uma renovação de matriz energética na sociedade de base essencialmente judaico-cristã sem correr os riscos de ficar à mercê de interesses de grupos fundamentalistas islâmicos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...