quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Cura da AIDS pode estar perto

Pesquisadores alemães relataram que podem ter curado um homem infectado pelo vírus HIV. Se confirmado, devido às peculiaridades do caso, isso representaria um avanço científico, mas não necessariamente um avanço no tratamento da doença, informou o site da CNN. Este seria o primeiro caso documentado de uma pessoa curada do vírus.
O homem, um americano habitante de Berlim chamado Timothy Ray Brown, desenvolveu leucemia mieloide e teve que passar por um transplante em 2007 depois de o câncer ter alcançado sua medula óssea. O transplante — que trata a leucemia ao "reiniciar" o sistema imunológico do corpo e criar novas células brancas — teria ao mesmo tempo curado o paciente do câncer e do vírus HIV.
Desde então, três anos e meio depois, o americano não toma mais medicamentos para conter o vírus. O homem tampouco mostra sinais de leucemia, e seu sistema imunológico voltou a ser o de uma pessoa saudável. De acordo com os pesquisadores alemães, "os resultados sugerem que a cura do HIV foi atingida nesse paciente".
A possível cura, porém, só veio depois de muitas complicações e tratamentos de saúde. O homem teve que passar por quimioterapia e receber células-tronco, mas o câncer voltou a aparecer, e mais um transplante de células-tronco foi necessário. Depois de recuperado do tratamento, Brown sofreu complicações neurológicas e teve amnésia e cegueira temporárias, segundo o jornal online The Daily Planet Dispatch. Ele teve de passar por terapias para reaprender a realizar atividades simples como falar e caminhar normalmente.
O estudo foi publicado na semana passada no periódico Blood por pesquisadores do hospital Charité, de Berlim.
Fonte: Clic RBS

Obs. Que isso não sirva de estimulo para ‘baixar a guarda’. O fato de uma possível cura não deve desestimular a prevenção. 

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...