terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Bill Gates: Celular pode fazer bem para a saúde


http://www.tiagodoria.ig.com.br


“A maioria de nós pensa os telefones celulares como uma conveniente ferramenta para manter contato com outras pessoas e armazenar informações. Contudo, cada vez mais, cientistas estão explorando meios de usar os celulares para a prestação de serviços cruciais de saúde às pessoas em países em desenvolvimento”.

Em artigo publicado em seu blog, Bill Gates apresenta dois projetos que utilizam o celular como ferramenta para a prevenção e o tratamento de doenças.
SIM-card biosensor, que permite diagnosticar a malária apenas com celular. A intenção é utilizar a tecnologia em áreas remotas, onde os médicos não podem chegar. E o VaxTrac, que conta com um leitor de digitais. Por meio de informações biométricas, permite saber se uma pessoa tomou uma vacina ou não. Ou seja, outra tecnologia para áreas remotas, que não contam com um sistema de registro e monitoramento de vacinação da população.
Os dois projetos foram apresentados na mHealth Summit, conferência que eu gostaria de ter ido, sobre como utilizar as tecnologias móveis não somente para comunicação, mas também para combater e prevenir doenças.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...