sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Ameaçado, criador de WikiLeaks usa novos documentos como trunfo

http://ultimosegundo.ig.com.br

Em sessão online de perguntas, Assange diz que telegramas mais importantes serão divulgados se algo acontecer com equipe de site


O fundador do site WikiLeaks realizou uma sessão online de perguntas e respostas nesta sexta-feira, depois de constranger o governo americano nos últimos dias publicando informações confidenciais das embaixadas.
O australiano Julian Assange, de 39 anos, também pode ser preso sob um mandado de prisão sueco por supostos crimes sexuais. Assange respondeu a perguntas dos leitores do jornal britânico The Guardian em seu site. O Guardian é um dos jornais que têm acesso antecipado ao material obtido pelo WikiLeaks. Veja a seguir os trechos mais importantes:

Foto: AP
Julian Assange, criador do WikiLeaks, em foto de 4 de novembro
Sobre a distribuição de material:
"O arquivo Cable Gate (os telegramas diplomáticos americanos) foi difundido, juntamente com informações importantes dos EUA e de outros países, para mais de 100 mil pessoas em formato criptografado. Se alguma coisa acontecer conosco, as partes mais importantes serão divulgadas automaticamente. Além do mais, os arquivos Cable Gate estão nas mãos de diversas organizações de notícias. A história vencerá. O mundo será elevado para um lugar melhor. Vamos sobreviver? Isso depende de vocês."
Sobre a imagem pública do WikiLeaks:
"Tentei muito, originalmente, fazer com que a organização não tivesse uma imagem, porque queria que os egos não fizessem parte de nossas atividades. Isso seguiu a tradição dos puros matemáticos anônimos franceses, que escreveram sob o alônimo coletivo 'Os Bourbaki'. No entanto, isso logo causou uma curiosidade tremenda, uma distração, sobre quem seríamos, e indivíduos aleatórios alegando nos representar. No final, alguém precisa ser responsável perante o público e apenas uma liderança que está disposta a ser corajosa publicamente pode sugerir sinceramente que fontes assumam riscos para um bem maior. Nesse processo, tornei-me o para-raios. Recebo ataques indevidos em todos os aspectos da minha vida, mas também recebo muito crédito indevido como um tipo de força de equilíbrio."

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...