sábado, 20 de novembro de 2010

Brasileiro está desapontado com a Justiça, revela pesquisa


Passam anos e os brasileiros continuam incrédulos na imparcialidade da Justiça no País. Segundo uma pesquisa criada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) – o Sistema de Indicadores de Percepção Social – a honestidade dos integrantes no Judiciário e a punição dos que se envolvem em casos de corrupção no Brasil é pífia.
De acordo com a pesquisa, publicada nesta quarta-feira (17/11), a “dimensão da honestidade dos integrantes da justiça é a que apresenta a pior avaliação, junto com as dimensões da imparcialidade no tratamento dos cidadãos e da rapidez na decisão dos casos”.
Os entrevistados deram nota 1,7 para o quesito “honestidade dos seus integrantes e punição dos que se envolvem em casos de corrupção”. Em segundo lugar, com 1,18 de nota ficou o quesito 1,18 “rapidez na decisão dos casos empatado com imparcialidade, tratando ricos e pobres, pretos e brancos, homens e mulheres, enfim, todos de maneira igual”.
A pontuação do estudo é assim distribuída: muito mal (equivalente a zero ponto), mal (equivalente a um ponto), regular (equivalente a 2 pontos), bem (equivalente a 3 pontos) e muito bem (equivalente a quatro pontos),
Melhor avaliado – mas ainda sem atingir sequer os dois pontos — ficou a opção “decisões boas, que ajudem a resolver os casos de forma justa”, que levou nota 1,60.
Segundo o Ipea, a pesquisa foi feita presencialmente, com visitas aos domicílios. Foram ouvidos 2.770 brasileiros em todos os Estados do país.
Leia mais:

Leia também:

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...