segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Cidadãos podem fazer trabalho voluntário pela internet

Acabou-se o tempo em que a presença no local era quesito obrigatório ao trabalho voluntário. Há mais de dez anos em diversos países, e recentemente no Brasil, o voluntariado online permite a prestação gratuita de serviços utilizando a internet como ferramenta. Através desse meio, é possível fazer trabalhos como tradução, web design, divulgação e pesquisa. 

"Voluntariado online é a modalidade de voluntariado em que a pessoa pode colaborar com uma organização sem precisar estar presente em sua sede; a colaboração é feita por meio da internet", explica Bruna Moura Bruno, especialista em voluntariado online do Programa de Voluntariado (UNV) da Organização das Nações Unidas (ONU) e consultora do Instituto Voluntário em Ação (IVA). No país, esse tipo de trabalho é disseminado através do portal Voluntários Online, desenvolvido desde julho de 2008 pelo IVA. No site estão cadastrados atualmente mais de 460 entidades e 25 mil voluntários, tanto presenciais quanto online.

De acordo com Bruna, o fato de este tipo de trabalho não necessitar da presença física no local, o que facilita a questão do tempo e da distância, é o que vem atraindo mais pessoas ao voluntariado. É o caso da administradora em comércio exterior Alessandra Escobar dos Santos Chorsky, que mora nos Estados Unidos e há mais de um ano presta trabalho voluntário como tradutora. "Optei por fazer trabalho voluntário online porque posso adequar o horário mais conveniente dentro de minha rotina, e o que é melhor, sem sair de casa", comenta Alessandra.

A nutricionista e especialista em gestão ambiental na agroindústria Keyla Preuss é uma dos 225 voluntários de Curitiba cadastrados no portal. Ela é voluntária presencial desde 2006, época em que morava na Índia, e iniciou no voluntariado online em janeiro de 2009. Essa foi a forma encontrada por ela de poder ser voluntária no Brasil, mesmo estando distante. "Ao me mudar da Índia para Polônia, senti a necessidade de também prestar voluntariado no meu país, e foi aí que descobri que isso era possível mesmo em outro continente", comenta a nutricionista, que faz trabalhos voluntários ligados à sua área. 

COMPLEMENTO

Embora o voluntariado online possa ser feito em casa, ele serve muitas vezes como um complemento ao voluntariado presencial. É o que acontece no trabalho da Associação Brasileira de Defesa Cívica(ABDC), que presta serviços gratuitos de assistência jurídica à população. A presidente da associação, Ariadne Zippin, explica que os advogados voluntários recebem pedidos e mandam orientações por e-mail; mas, em muitos atendimentos, o auxílio online não basta. "A análise da documentação, por exemplo, tem que ser feita presencialmente", conta.

Além dos advogados, a ABDC conta com voluntários de outras áreas para auxiliar na divulgação da associação. Isso é feito, por exemplo, por pessoas que mandam aos seus contatos ao e-mail marketing da ABDC. "A parte online nos vem ajudando muito. Têm outras formas de divulgação, mas a pessoa conhecendo o site vê que é uma instituição séria; dá mais credibilidade", aponta Ariadne. Segundo ela, muitos voluntários atuais da divulgação foram pessoas atendidas pela Associação. 

O fato de esse trabalho poder ser feito a distância induz, na opinião de Keyla, a um falso pensamento. "Existe uma errônea impressão de que tudo que é a distância (assim como educação a distância) é mais fácil e não é 'real' como o presencial", opina a nutricionista, que dedica em média dez horas semanais com o voluntariado online. Bruna completa dizendo que o voluntariado pela internet se trata justamente de um complemento, e não de um substituto. "O comprometimento e a responsabilidade de um voluntário online devem ser os mesmos de um voluntário presencial", aponta. 

UM TRABALHO COMO OUTRO QUALQUER

Como lembra a administradora Alessandra, o trabalho voluntário era visto antigamente como algo feito apenas por aposentados e donas de casa, pessoas com "tempo livre". Porém, a realidade é outra. De acordo com Bruna, consultora do IVA, a maioria dos voluntários cadastrados no portal Voluntários Online está na faixa entre 21 e 30 anos e 78% de todos os voluntários têm nível superior completo.

Da mesma forma que em um trabalho remunerado, o voluntariado pela internet exige diversas qualidades: "Disciplina com os horários para realizar o trabalho, pontualidade na entrega do trabalho e, acima de tudo, ter habilidade de se comunicar claramente com a organização e com o seu grupo ou parceiro de trabalho", aponta Alessandra Chorski.

A pedagoga Daniela Silva, que há um ano e oito meses realiza voluntariado online, conta que esse tipo de trabalho também beneficia profissionalmente quem o pratica. "O profissional engajado na causa voluntária pode contar atualmente com cursos e seminários de formação na área ou setor da atividade voluntária que irá atuar", afirma. "Além disso, o voluntariado é uma excelente ferramenta de desenvolvimento, que merece destaque no currículo, pois promove mudanças benéficas de atitudes e novas competências, como trabalho em equipe, capacidade de gestão, planejamento e organização, proatividade, comunicação assertiva, entre outras", completa a pedagoga.

A importância do trabalho voluntário à sociedade é bastante conhecida, realizando muitas vezes tarefas de dever do Estado. No trabalho da ABDC, os resultados refletem na própria condição de cidadania da população. "As pessoas não conhecem nem seus direitos nem deveres, e quando conhecem não sabem como agir. Às vezes uma simples conversa com o advogado, só o fato de saber como agir para ter seus direitos, já cria uma mudança significativa", expõe Ariadne.

FONTE:
Universidade Federal do Paraná
Jornal da Comunicação
Reportagem: Felipe Nascimento 
Edição: Renata Portela
Via http://www.agrosoft.org.br

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...