domingo, 29 de agosto de 2010

Quase metade das cidades no Brasil não tem acesso à rede de esgoto, indica IBGE




Quase metade dos municípios brasileiros, ou 44,8% do total, não era servida com uma rede de saneamento em 2008, de acordo com um levantamento divulgado nesta sexta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A oferta do serviço também era bastante desigual. Enquanto no Estado de São Paulo a rede de esgoto chegava a 99,8% das cidades, no Piauí apenas 4,5% dos municípios eram atendidos.

Quando o cálculo é feito por domicílios, o resultado é ainda mais preocupante: 56% dos brasileiros, ou seja, a maioria da população, não tinham acesso ao serviço de coleta de esgoto há dois anos.

Ainda de acordo com o levantamento, de todo o volume de esgoto gerado no país em 2008, 31% não passou por qualquer tipo de tratamento.

Ao contrários de outros serviços básicos, como luz e coleta de lixo, que evoluíram nos oito anos anteriores, o saneamento deixou a desejar no período. Em 2000, esse serviço chegava a 52,2% das cidades.

A Pesquisa Nacional de Saneamento Básico (PNSB) 2008 investiga a oferta de diversos serviços básicos, tendo como fonte de informação as entidades prestadoras desses serviços em todos os municípios brasileiros.

Água encanada, por exemplo, chegava a 99,4% dos municípios em 2008, enquanto a coleta de lixo atingia a totalidade (100%) das cidades brasileiras.

BBC Brasil

Um comentário:

Laguardia disse...

Não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus. Romanos 12:2

Vivemos numa época em que a ética, a honestidade, a dignidade e a moral foram completamente banalizados. Tornou-se políticamente incorreto se condenar a prática do homossexualismo, de se condenar o aborto e de se condenar os políticos por seus atos anti-étidos e desonestos.

Nós cristãos estamos precisando renovar nosso entendimento para que experimentemos a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

Me preocupa o apoio que vem recebendo, principalmente no meio protestante, a candidata do governo, Dilma Rousseff, que defende abertamente a descriminalização do aborto, defende o direito da união homossexual e se alia ao que de mais podre há na política brasileira.

Portanto, rogo aos irmãos, em nome de nosso Senhor e Salvador Jesus que não se assentem na roda dos escarnecedores. Não votem em Dilma Rousseff

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...