quarta-feira, 30 de junho de 2010

Cuidado com os remédios!

O inverno já chegou e com ele as gripes. Não é novidade que nessa época o clima é mais propício a esse tipo de incômodo. Um resfriado, uma gripe, gente espirando dentro do ônibus. E agora? Começa aquela dorzinha de cabeça que vai crescendo...
Boa parte das pessoas corre logo para os remédios, inclusive as crianças. Isso pode ser bem perigoso. Alguns remédios podem causar problemas em determinadas circunstâncias e o que era para ser solução pode desencadear um problema ainda maior. Primeiramente, é importante salientar que o remédio que você compra na farmácia não combate à gripe! Isso mesmo, o seu querido remedinho não é capaz de ‘matar’ o vírus da gripe. Ele apenas irá minimizar os sintomas e alguns, fortalecer o organismo.
Remédios à base de dipirona sódica podem interferir na pressão arterial, de modo que pessoas com pressão baixa devem tomar cuidado na administração desse medicamento. Ao paciente nessas condições a dipirona pode causar tonturas e até mesmo desmaios. Além disso, a dipirona tem sido proibida em vários países por causar a diminuição dos glóbulos brancos e consequentemente aumentar o risco de infecções. Inclusive, a sabedoria popular recomenda um remédio à base de dipirona para combater as cólicas relacionadas à menstruação, o que em médio prazo pode, eventualmente, prejudicar a saúde. Para ler mais sobre a dipirona sódica e saber os medicamentos que usam este princípio ativo visite ESTE SITE.
Outros medicamentos são feitos a base de paracetamol. Tal substância possui faculdades antitérmicas (diminui a febre) e analgésicas (diminui a dor). Algumas vezes é usado em compostos com outros medicamentos para assim combater também outros sintomas da gripe. Alguns compostos, também fazem uso de cafeína. Vale ressaltar, que é importe aos diabéticos que verifiquem a questão do açúcar que talvez possa estar presente no medicamento.
A recomendação é que se consulte um médico. Medicar seus filhos, por melhor que seja sua intenção, pode acarretar em sérios riscos à saúde a curto, médio e longo prazo. Vale ressaltar que o uso constante de determinadas substâncias pode acarretar em males ao longo dos anos. Para conferir uma lista de medicamentos e substâncias que os compõe visite ESTE SITE.
A intensão neste artigo não é promover ou denegrir os laboratórios que produzem medicamentos baseados nos princípios ativos aqui citados. Mas sim estimular que você procure saber o que está ingerindo e preferencialmente procure profissionais da área da saúde para um maior esclarecimento.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...