quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Mostra de fotos propõe a reflexão e traz história da campanha "O que você tem a ver com a corrupção?"

Como eu posso ajudar a combater a corrupção? Essa é a principal pergunta que uma mostra inaugurada na tarde desta sexta-feira, em Florianópolis, pretende fazer ao visitante. A primeira exposição de fotos da campanha "O que você tem a ver com a corrupção?" começou por Florianópolis e deverá alcançar outras capitais do País. Na solenidade de inauguração, no Beiramar Shopping, onde as fotos permanecerão até o dia 21 de fevereiro, o tema atraiu representantes de instituições públicas, da iniciativa privada, parceiros do projeto e também o público que se encontrava no local, como consumidores e turistas que visitavam o centro comercial.

Ali, no piso térreo do shopping, o público encontrará cenas que dimensionam o que é a corrupção, mostram quais as suas consequências e apontam uma proposta para combatê-la: mobilizações sociais e atividades educativas como as que vêm sendo desenvolvidas por intermédio da campanha, iniciada em 2004 em Chapecó - e que hoje é nacional - pelo Promotor de Justiça catarinense Affonso Ghizzo Neto. O Ministério Público, junto com diversos apoiadores da causa, conduz a iniciativa atualmente em todos os Estados.

"Desde 2004 novos parceiros da campanha surgiram, como instituições públicas, privadas, entidades, artistas, atletas, Polícia Militar e muitos voluntários anônimos. Essa campanha ganhou corpo e a exposição mostra isso. E o importante é que ela mostra que a corrupção pode ser praticada no dia a dia por qualquer pessoa, seja o empresário que sonega o imposto ou o cidadão que vai na padaria e não devolve o troco que recebeu a mais", contextualizou na solenidade de abertura da mostra o Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público catarinense, Gercino Gerson Gomes Neto.
"Vamos refletir sobre essa cultura da corrupção, de colocar o interesse particular acima do interesse social", provocou o idealizador da campanha, Affonso Ghizzo Neto. Sua fala foi interrompida por um cidadão desempregado, sem condições de sustentar a família, e por um mendigo, que queriam saber como fazer para ajudar na campanha. A poucos metros, um homem agonizava numa maca instalada provisoriamente no corredor. Os três eram atores do grupo de teatro Red, de Joinville, que estava em atuação, colaborando com a iniciativa. Mas a exposição mostra que as situações que representavam são reais, e que a corrupção contribui para isso, causando a falta de investimentos em prol do cidadão.
"Vamos levar essa exposição para o resto do País e ampliar as formas de divulgação dessa iniciativa, firmando mais parcerias", disse o Coordenador Nacional da campanha, Procurador de Justiça Sérgio Dário, do Espírito Santo. "A gente olha na TV e faz piada do dinheiro na cueca, fazendo de conta que isso não acontece na esquina. Primeiro temos que reconhecer que a corrupção está em tudo, está na gente", lembrou o surfista Teco Padaratz, um apoiador da campanha e que doou uma prancha usada no circuito mundial de surfe para fazer parte da mostra.

Nova parceria
Na abertura da exposição a Fecomércio, que apóia o evento, firmou Protocolo de Intenções com o MPSC para colaborar com a campanha. "O Sistema Fecomércio não tem dúvidas de que optou por ceder seu companheirismo, seu nome, para um movimento tão sério como se apresenta esse contra a corrupção", afirmou o Vice-Presidente da entidade, Célio Spagnolli. Outra entidade parceira, a Associação Catarinense de Imprensa, esteve representada pelo seu 1° Secretário, Carlos Stegemann. "A ACI se sente muito orgulhosa de estar aqui. Muitas das imagens aqui exibidas são a prova do importante papel que a imprensa tem nesse processo de combate à corrupção", declarou.
Também estavam na abertura do fotógrafo Jared Windmüller, colaborador da campanha e da mostra, os jogadores Sávio, do Avaí, e Luciano, o Bilu, do Figueirense. Camisetas autografadas do Avaí e do Figueirense, assim como do Fluminense, São Paulo e Basquete Joinville, alguns dos times que apoiam a campanha, estão sendo exibidas no local da mostra. Camisetas, adesivos e brindes alusivos à campanha estão sendo distribuídos ao público. A solenidade de abertura também contou com a presença do Corregedor-Geral do MPSC, Paulo Ricardo da Silva, de Procuradores e Promotores de Justiça, do Presidente do Tribunal de Contas do Estado, José Carlos Pacheco, do Coordenador estadual da campanha, Promotor de Justiça Ricardo Paladino, de representantes de entidades apoiadoras da iniciativa e dirigentes esportivos.

HORÁRIO DE VISITAÇÃO: das 11h às 21h (segunda a sexta-feira) e das 16h às 22h (sábados, domingos e feriados), no piso térreo do Beiramar Shopping, até o dia 21 de fevereiro.


 Chefe do MPSC, Gercino Gerson Gomes Neto, discursa na abertura da exposição

Coordenador Nacional da campanha, Sérgio Dário, observa fotos em exposição
Fonte: http://www.mp.sc.gov.br

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...