sábado, 2 de janeiro de 2010

LEIS DEMAIS, JUSTIÇA DE MENOS


justiçaOuvimos constantemente que o Brasil está muito bem em matéria de leis, contudo continua sendo um dos países mais injustos do mundo. Em termos sociais, temos uma das distribuições de renda mais injustas do planeta, onde 1% da população detém metade da renda nacional; onde os direitos sociais não são devidamente respeitados quanto à saúde, a educação, e a moradia. Diante desse quadro de injustiça, os governos preferem fazer "caridade" com projetos sociais cheios de irregularidades, do que distribuir renda.
É mais fácil e até mais interessante distribuir cestas básicas ou oferecer renda básica do que distribuir renda valorizando o trabalho e não permitindo os lucros abusivos dos banqueiros e de todos os que exploram o país.
Não estou contra os projetos sociais, pelo contrário, eles são úteis e necessários para atender as necessidades imediatas "antes de aprender a pescar"... mas perdem o mérito se são usados como métodos para atrair votos e substituir a distribuição de renda que é muito mais importante e eficaz.
Na área criminal, por mais que se negue, há uma tremenda injustiça, pois pobres e ricos são tratados de modo diferenciado, onde uma mãe desesperada é presa por roubar um pote de margarina, enquanto que um assassino covarde mata e não é punido, pois tem dinheiro para recorrer aos quase inesgotáveis "recursos legais".
Basta dizer que dos crimes praticados no país, menos de 40% são devidamente esclarecidos e os criminosos devidamente punidos.
Muitos inocentes morrem vítimas de balas perdidas, outros são atropelados por motoristas bêbados que ficam impunes, enquanto que outros são punidos por crimes menores, cumprindo penas em delegacias e presídios em condições totalmente desumanas, sendo esquecidos pela justiça, ultrapassando o tempo estabelecido como pena.
Enfim, todos conhecemos a realidade do país e percebemos que não basta ter leis se elas não são cumpridas. Além de leis, é preciso que os administradores ou distribuidores de justiça, tenham condições adequadas, estejam preparados e sejam sensíveis à aplicação das leis de modo à promover uma justiça real.

O que é justiça?
Segundo o dicionário, é "a virtude de dar a cada um aquilo que é seu".
Fazer justiça só é possível quando aqueles que a administram estejam aptos e tenham condições de exercê-la sendo eles mesmos cumpridores das leis e depois cumpram os princípios e preceitos na interpretação e aplicação das leis de forma isenta e imparcial.
As injustiças decorrem muito mais por causa da corrupção das pessoas e dos sistemas que a administram do que por falta de leis objetivas de modo que prevalece não as leis objetivas, mas sim, as "versões subjetivas" por parte dos que as interpretam e as administram.
A mãe de todas as leis do universo é aquela dada pelo Criador a Moisés e que é reconhecida no mundo inteiro, porém, devemos reconhecer que antes de estabelecer os mandamentos que devem reger o nosso relacionamento com o nosso próximo, é necessário que O amemos de todo nosso coração, alma, entendimento e forças.
Não é possível ter justiça fora de um relacionamento com Deus, mesmo que o senso comum exija de nós um certo grau de justiça, ela nunca será perfeita se não tivermos os nossos corações libertos de tudo aquilo que nos separa de Deus, de nós mesmos e do nosso próximo.
Como dizem as Escrituras: "Não estamos a salvo das garras do pecado só pelo fato de conhecermos os mandamentos de Deus, pois não podemos guardá-los e não os guardamos, mas Deus pôs em ação um plano diferente a fim de nos salvar. Enviou o Seu próprio Filho, em corpo humano como o nosso - com excessão de que o nosso é pecador - e destruiu o controle do pecado sobre nós, dando-Se a Si mesmo como sacrifício por nossos pecados. Assim, agora podemos obedecer as leis divinas se seguirmos o Espírito Santo e não mais obedecermos a velha natureza dentro de nós" (Rom. 8:3 e 4 - A Bíblia Viva).
Certamente que ter leis justas, adequadas e boas é muito bom, principalmente se elas estão sintonizadas com a Lei maior, os dez mandamentos. Porém, elas não terão nenhum valor se não são cumpridas por todos nós, e para isso, é preciso reconhecer que somente com uma vida transformada por Deus, liberta do pecado e com a ajuda do Espírito que transforma a nossa natureza egoísta e produz os frutos da justiça, é que se fará justiça verdadeira - como diz Provérbios 14:34: "A justiça exalta as nações, mas o pecado é vergonha dos povos".
Certamente que o que mais necessitamos não é da quantidade de leis, mas sim de muito mais justiça que só teremos com a mudança do coração humano pela obra gloriosa do Espírito Santo.

O Brasil precisa de Jesus para ser um país mais justo!

Paulo W. Rangel


Fonte: Exército da Salvação - http://www1.salvationarmy.org/BRA/www_bra.nsf

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...