quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Links úteis sobre Deficiência Visual

Bengala Branca: Empresa privada que tem como objetivo maior possibilitar aos deficientes visuais brasileiros acesso às novas tecnologias na área de informática a preços razoáveis para que possam participar da sociedade em igualdade de condições.

Bengala Legal: Página que aborda temas como a cegueira, diabetes, doença renal e transplante. Repleta de depoimentos bem interessantes.

COMPADRES - Conselho Mundial de Pais e Amigos do Deficiente Visual: É uma rede de informação e comunicação de pais e amigos do deficiente visual que visa ajudá-los a trabalharem juntos em prol da educação, reabilitação e plena integração/inclusão na sociedade.

Diário do Nordeste: Jornal de videntes, também editado em Braille pela Sociedade de Assistência aos Cegos - SAC. Um convênio firmado entre Diário do Nordeste e a SAC disponibiliza todos os dias as matérias do jornal especialmente formatadas para o Sistema DOSVOX.

Fênix - Produtos e Serviços p/ Cegos: Empresa privada que negocia material para deficientes visuais.

Fundação Dorina Nowill para Cegos: Promove o desenvolvimento pleno e a inclusão social de crianças, jovens e adultos com cegueira ou visão subnormal, através de programas de avaliação e diagnóstico, estimulação precoce, educação especial, reabilitação, produção e distribuição de livros e materiais especiais.

Instituto Benjamin Constant (IBC): Órgão do Ministério da Educação e do Desporto do Governo do Brasil, tendo suas ações destinadas às questões relacionadas à Deficiência Visual. Fundado em 1854, foi a primeira instituição de educação especial da América Latina.

Lar das Moças Cegas: Instituição particular de natureza filantrópica, fundada em 1943 que desde 1988 começou a receber também Deficientes Visuais do sexo masculino.  Mantém o Centro de Educação e Reabilitação para Deficientes Visuais, tornando-se um órgão independente e respeitado pelos seus serviços.

Laramara: Associação Brasileira de Assistência ao deficiente Visual. Centro de referência nacional para habilitação, reabilitação e inclusão da pessoa com deficiência visual.

Ler para ver: Tem muitas informações úteis, como: informática para deficientes visuais, downloads de programas, ligações para o mundo, e uma secção muito interessante, "os nossos amigos" com textos da autoria de diversas pessoas e muitas outras coisas.

Multiplano: Matemática para Portadores de Necessidades Especiais. É um recurso que permite com que a pessoa cega construa as Operações Matemáticas, Gráficos, Equações e também estude Geometria e Polinômio com rapidez e segurança. É importante ressaltar que facilita com que o Deficiente Visual estude matemática lado a lado com o vidente.

O Povo: Jornal de videntes, também editado em Braille pela Sociedade de Assistência aos Cegos - SAC. Com mais de 70 anos está sempre inovando. É um grande amigo das pessoas com necessidades especiais.

Olho Vivo: Bela exposição de FOTOS que objetiva fazer uma HOMENAGEM ÀS PESSOAS CEGAS, mostrando o alto grau de independência e eficiência a que podem chegar, através do processo educacional e da capacitação profissional a que tiverem acesso.

Projeto DOSVOX: Destinado a auxiliar o deficiente visual a fazer uso de microcomputadores da linha PC, através do uso de sintetizador de voz. Desenvolvido na UFRJ.

Rádio DOSVOX: não é verdadeiramente uma rádio, no sentido em que não existe uma difusão através de ondas hertzianas. É apenas um lugar onde programas importantes, de interesse especial pelo público deficiente visual, são armazenadas ou referenciados. A Rádio é mantida pelo NCE/UFRJ - Projeto DOSVOX. Para ouvir a Rádio DOSVOX use o Real Player, clique aqui.

Rede SACI: Solidariedade Apoio Comunicação e Informação, atua como facilitadora da comunicação e da difusão de informações sobre deficiência, visando estimular a inclusão social, a melhoria da qualidade de vida e o exercício da cidadania das pessoas portadoras de deficiência.


Fonte: http://www.sac.org.br/Pag_int.htm

Via Blog do Aristóteles Meneses

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...