Dinheiro de plástico é mais prático, mas tem suas desvantagens
Pela praticidade e segurança, muitas pessoas preferem sair sem dinheiro e pagar as contas no cartão de crédito. Apesar das fraudes que envolvem o dinheiro de plástico, ele continua tendo várias vantagens. Uma delas é o prazo entre o uso do cartão e o pagamento da fatura, já que, dependendo da data da compra e do vencimento do cartão, a fatura pode ser paga em um período de até quarenta dias. Mas também existem desvantagens em usar o cartão de crédito, como explica o professor de economia da Universidade de Brasília Roberto Piscitelli.
"O risco é de usar o cartão de forma indiscriminada. Se o individuo não tiver um bom planejamento financeiro, fatalmente na data do vencimento não vai conseguir honrar o valor da fatura. E aí é que reside o perigo, porque as taxas cobradas pelas administradoras de cartão de créditos são muito elevadas."
O professor alerta que pagar apenas a fatura mínima do cartão também pode ser um problema.
"As taxas cobradas pelas administradoras de cartão de crédito, estão entre as taxas mais elevadas. Temos casos de taxas superiores a 10% o mês. Então, quem use o cartão, tenha a consciência de pagar o valor total da fatura no vencimento. Não pagar apenas uma parte do valor da fatura porque aquilo que fica atrasado terá crescido. Um juros muito elevado. E a tendência é que forme uma bola de neve."
Segundo o professor de economia Roberto Piscitelli quem estiver devendo muito deve procurar a administradora do cartão de crédito para renegociar a dívida de modo que ela possa ser paga à vista ou em um prazo determinado. O economista também alerta: a melhor forma de usar o cartão é pagando toda a fatura à vista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário