sexta-feira, 1 de maio de 2009

Gripe A - Crianças e Idosos podem pegar mais facilmente a gripe suína?

Os cuidados e a prevenção contra o vírus da gripe suína devem ser redobrados em relação aos idosos e às crianças.

Principalmente crianças pequenas de 0 a 2 anos de idade que nesta época do ano costumam ter complicações respiratórias e ficam mais sujeitas a gripe, devem evitar contato com pessoas que estão infectadas ou que estiveram próximas a pessoas infectadas, ou ainda, que estiveram em contatos com países onde o surto da gripe suína já se instalou, como por exemplo, México e Estados Unidos.

Os idosos, principalmente os que já possuem problemas pulmonares e respiratórios também são facilmente afetados pelo vírus da gripe suína e os cuidados devem ser os mesmos em termos de rigor e evitação em relação às crianças.

Ao sentirem qualquer das manifestações dos sintomas da gripe suína devem buscar atendimento médico para identificar se trata ou não da gripe suína ou se são sintomas da gripe sazonal.

As mulheres grávidas que estão de seis meses ou mais devem igualmente ter os cuidados e buscar ajuda nos primeiros sintomas da gripe suína para evitar complicações para ela e para a criança.

Um das orientações mais importantes neste momento, até que se saiba o quanto pode ou não ser o vírus da gripe suína as causas da gripe no Brasil, deve-se evitar a automedicação, pois essa pode mascarar sintomas e até promover alguma melhora inicial, mas pode ser muito prejudicial se não houver acompanhamento médico e certeza de diagnóstico.

É possível que se desenvolva uma vacina contra a gripe suína, mas isso pode demorar até 6 meses, ou ainda é possível que testes que estão sendo realizados permita afirmar que a vacina atual preparada para este ano contra a gripe sazonal seja eficaz contra a gripe suína, mas ainda é muito cedo.

A cada ano a composição de uma vacina muda em relação ao ano anterior, pois o tipo de vírus é mutante ficando cada vez mais resistente às vacinas anteriores.

Os tipos mais comuns do vírus da gripe são de estirpes ‘A’ e ‘B’ .

O Tipo “A” é composto de duas estirpes : H3N2 e H1N1. Tipos de ‘A’ e ‘B’ pode causar graves epidemias, mas Tipo “B” é geralmente o mais leves.

Às vezes pode aparecer uma nova estirpe, e em geral a vacina antiga irá fornecer alguma proteção, porém sem os testes não dá para afirmar que será satisfatória essa proteção.

Lembre-se que os anticorpos fornecem proteção contra a gripe (Tipos de ‘A’ e ‘B’), e este vai demorar de duas a quatro semanas para se desenvolver, depois de receber uma vacinação.

Os anticorpos são proteínas, produzidas nos glóbulos brancos que encontram e atacam antígenos, como a gripe.

A vacinação impede setenta a noventa por cento das pessoas saudáveis, com idade inferior a sessenta e cinco anos de idade de contrair a gripe sazonal.

Veja mais sobre a gripe suína e sobre sintomas da gripe suína acessando estas categorias no site ou os links desta página.


Fonte: http://saude.psicologiananet.com.br

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...