quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Casa de Apoio: de volta para casa

Luza Marinho

Adriano de Oliveira Campos, 19 anos, é o primeiro fruto visível de um trabalho que já dura quase 10 anos. Depois de morar nas ruas de Belo Horizonte por 6 anos, onde envolveu-se com drogas e roubos, hoje ele faz parte da equipe que o resgatou.

Na Casa de Apoio, Adriano encontrou o incentivo que precisava para se reconciliar com Deus e com sua família, corroída pelo abuso do álcool. Hoje ele se empenha em contagiar sua família com o mesmo amor que o transformou.

O nascimento
Tudo começou por iniciativa do empresário Maurício Rangel, que, comovido com a situação de muitas crianças de rua que circulavam nas proximidades de seu restaurante, passou a recebê-las para dar-lhes comida. Depois, ele levou sua igreja, a Primeira Igreja Batista de Belo Horizonte, a participar daquela iniciativa. Desde então, ela passou a exercer um importante papel de mantenedora. Com persistência, Maurício conseguiu também que a prefeitura de Contagem, na grande Belo Horizonte, doasse um terreno abandonado para que o trabalho tivesse continuidade. Assim nasceu o Lar Criança Vida, mais conhecido como Casa de Apoio.

Trabalho atual
Hoje a instituição atende a dezenove meninos (7-14 anos), que ficam na casa de segunda a sexta-feira e passam os fins de semana com seus familiares. O coordenador do projeto, Ricardo Soares, enviado pela Igreja Batista Jesus Esperança Mundial, afirma que é muito importante evitar que as crianças percam o vínculo familiar, pois o objetivo do trabalho é recuperá-las e reintegrá-las em suas famílias e na sociedade. Trata-se de uma tarefa difícil, pois muitas vezes a família tem uma história de envolvimento com álcool, drogas e violência. Para que o trabalho seja completo, a Casa de Apoio conta com missionários que visitam as famílias, levando o evangelho e ajuda social, por crerem que “a fé sem obras é morta”. Nesta casa de passagem trabalham quatro missionários e três voluntários.
Outra iniciativa é o Centro Profissionalizante Casa de Apoio, que oferece cursos a 500 jovens e adultos da comunidade de Nova Contagem. Lá eles adquirem noções de informática, padaria e sorveteria, entre outras atividades, visando à formação profissional.

Há também uma creche que atende a 108 crianças, dando oportunidade às mães de trabalharem.

Recentemente, a Casa de Apoio estabeleceu uma parceria com a Visão Mundial, mediante a qual 800 famílias (1.000 crianças) são beneficiadas com cuidados médicos e orientação nutricional. Em Nova Contagem, são empregados 17 funcionários, 4 missionários e 2 voluntários. Há outras parcerias financeiras: 13 empresas, 6 igrejas e 20 pessoas. Euclides Assunção Santos, enviado pela Igreja Batista Eldorado e coordenador do projeto em Nova Contagem, lembra que a transparência e a responsabilidade são muito importantes para o bom relacionamento com os parceiros. Ele ressalta que, para isso, toda instituição deve estar legalizada perante o governo e desenvolver um bom trabalho na comunidade.
Para os cooperadores da Casa de Apoio, o trabalho social que eles desenvolvem é fruto do amor de Deus, derramado em suas vidas. Eles acreditam que as pessoas precisam saber que o que os move a fazer tal trabalho é o amor de Cristo, o único que pode dar a essas famílias um lar equilibrado e promover a paz com Deus e com os homens.


Luza Marinho é estudante de jornalismo em Belo Horizonte, MG, e colaboradora de Mãos Dadas.


Lições Aprendidas
- Transparência financeira: uma das preocupações da Casa de Apoio é deixar bem clara toda a sua movimentação financeira. Isso ajuda na boa relação com os parceiros.
- Persistência no objetivo de reintegração: Adriano manteve seu vínculo com a família e hoje exerce um papel de líder em casa. Toda instituição precisa se preparar para fazer a ponte entre a criança e a família.


Via RENAS - http://www.renas.org.br

Um comentário:

Cristi@ne disse...

Venha comemorar as 5 mil visitas do meu Infinito...vc faz parte dele! Tem selinho de presente...
http://infinitodacris.blogspot.com/2009/10/5-mil-visitas-no-meu-infinito.html
Fica com Deus.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...